segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Goa

Depois de 4 semanas no terceiro mundo, visitando terras que nunca tínhamos visto igual, em qualquer situação passada, contactando com um povo que nunca havíamos conhecido em parte alguma, alcançamos o estado de Goa.
Chegamos a Goa, mais propriamente a capital, Panaji, após uma viagem de comboio de 12 horas, realizada durante a noite.
Panaji e uma típica vila portuguesa, parecida com as que encontramos no Alentejo, vêem-se ruas com nomes portuguesas, grande parte da população fala português ( nomeadamente pessoas nascidas antes de 1961, altura em que Goa passou a pertencer a republica indiana), igrejas, casas, hotéis e guest houses com uma declarada construção lusitana.
No primeiro dia passado na ex-colónia, passeamos pelas ruas de Panaji, visitamos lojas e almoçámos um óptimo caril de gambas numa marisqueira. Outra situação que merece destaque e, referir que, a única vaca que encontramos, estava fatiada, com 15 cm de largura, em cima de um prato de cerâmica coberta por um ovo estrelado, ao jantar num restaurante chamado BAR JORGE!
Na manha seguinte, depois de adquirir umas motas de aluguer, fomos para Old Goa, onde visitamos a igreja S. João de Deus e a Se, a Basílica do Bom Jesus, onde esta sepultado S. Francisco Xavier. À tarde dirigimo-nos para uma vila chamada Margao, onde almocamos. Apos o descanso para refeicao, seguimos para Chandor, local onde esta situada a Casa dos Bragancas. A casa e ainda habitada por dois ramos da Familia Braganca ( os Menenzes Braganca e os Braganca Pereira). Uma senhora de idade, da familia Menezes Braganca fez-nos uma visita guiada pela casa, onde nos mostrou todas as divisoes, mobilias e biblos, que estranhamente datavam todos de ha 250 anos atras, desde jarras chinesas importadas de Macau, a candelabros belgas, pratos franceses e marmore italiano. Nao sendo nenhum de nos perito em historia de arte, fomos acreditando. Ate que a prestavel senhora, nos aponta um quadro do seu Bisavo, tambem com 250 anos, que vestia um casaco com galardoes doados pelo Rei D. Carlos. O Penultimo Rei de Portugal, fez uma oferta cerca de 100 anos antes de nascer.Foi portanto uma jornada engracada de ver, mas rechedada de conflictos cronologicos.

Para finalizar, não posso deixar de mencionar um senhor, chamado Alito" Palito " Ursula D' Sousa, notoriamente embriagado, que nos bloqueou no meio da rua e posteriormente abriu as portas de sua casa. Alito falava um português fluente, profundo conhecedor de A Portuguesa( visionem o vídeo em baixo), com tedencias fascistas, visto que fazia varias menções a António de Oliveira Salazar, com afirmações como: " Isto no tempo do Salazar e que era! " e vários " Viva Portugal! ". Era deste modo, um amante do colonialismo

Viagem de Comboio rumo a Goa.

A casa dos Braganças

Alito "Palito" Ursola D'Sousa



Basílica Bom Jesus
Igreja S. João de Deus



Igreja da Imaculada Conceição, que celebra missas em português.

Arco dos Vice-Reis, por onde os portugueses entravam em Goa.

13 comentários:

Rita disse...

Algarve e internet finalmente combinam.
Menos queixinhas, querido Tomás. Aqui estou eu!
E já li tudo! E adorei! UAU, que máximo que deve estar a ser...
Quando me levas numa viagem assim?
Se os meninos ainda não combinaram o destino da viagem do próximo Verão, Moçambique é, sem dúvida, um óptimo destino. E eu talvez vá à Índia (quem sabe...)
Respondi à última mensagem, mas n recebi relatório, o que me leva a pensar que n foi enviada! Na mensagem eu falava dessa casa (ou penso eu que seja essa, pela descrição feita). Conheci a casa e também essa velhota de quem falam em vídeo, depois da viagem que os meus pais fizeram à Índia há uns 4 ou 5 anos. Desde a altura da viagem dos meus pais que tenho muita vontade de fazer essa mesma viagem e ter lido o blog e visto as vossas fotografias só fez crescer essa vontade...
Agora, também já chega! Volte lá, Tomás Lima! Já morro de saudades! E também quero um "chocolate" (não prometo fazer um sorriso que valha tanto a pena, mas posso tentar…)
Resto de boa viagem, meninos! Divirtam-se! Façam alguns disparates (ainda que com cabeça) para que a viagem ainda se torne mais inesquecível!
Beijinho, sweet Tomás!

Rita

pedro-pai disse...

Malta da India:

Já fazia falta uma "vaquinha" à maneira......

De volta à civilização com a Portuguesa e tudo. Deve ter imensa graça estar em Portugal tão longe (atenção que eu não sou saudosista)

Continuem a divertir-se porque o que é bom acaba depressa. publiquem mais uns "posts".

Beijos para o Pedro e abraços para os otros "Indianos"

Pedro,
Se puder e for barato, trga-me um pano de algodão indiano, para fazer de colcha ou toalha, está bem ?
Fartei-me de rir com vídeo.
Beijos
MãE

mm disse...

Olá a todos!

Ainda bem que se continuam a divertir.

Estive num sítio à beira mar,com praias lindas, que vale a pena conhecer. Quando chegarem comecem a planear. Chama-se Cabanas e é muito parecido com os locais que descrevem:

Fala-se português, nem sempre correcto, mas com esforço dá para entender.

Nas ruas encontramos inúmeras lojas de roupa, sedas, bijuteria, carteiras de senhora, óculos, e muitas havaianas!

Come-se muito marisco e alguma vaca (com e sem ovo)

A Igreja, com mais de 250 anos chama-se Igreja da Imaculada Conceicão, e também celebra missas em portugues (às 9 da manhã de domingo).

Há lá um Hostel com roof top.
A partir de Outubro podem reservar.

Beijos para todos. Continuem a fazer boa viagem e a mandar notícias.

PS: Zé fizeste muita falta!!! o Quimera II deixa muito a desejar!

piló disse...

Caviados
Boa maneira de rematar a viagem, com essa visita a Goa. Não se esqueçam da reportagem sobre hoteis, restaurantes etc. Tragam algumas especiarias para cozinharmos um jantar goês.
Beijinhos
Piló

Ana Abreu Lima disse...

Olá Zé/Todos!
Ai que loucura, tanta coisa linda nessa viagem...
Zé, o Leonid perguntou por si, quando vinha, disse-lhe que estava em Goa, antiga colónia portuguesa. Ele perguntou-me, Macau?, e eu lá lhe expliquei que Macau era na China e Goa na India... Ficou baralhado com tanta colónia portuguesa...
Afinal e tapetes???

Divirtam-se muito (com tino).
Cá os esperamos com uns bifes de lombo, ok?

Beijinhos grandes

Mãe/Ana

PS: O Pont e a Conquilha mandam saudades.

mãe tomás disse...

Olá Tomás e a todos os outros "indianos"
Todos os dias vou ao vosso blog na esperança de ter noticias novas.
Sei que falou ontem com o mano, por isso sei que vão hoje para Bombaim. Aproveitem todos os minutos dessa fantástica viagem, que dia 8, se Deus quiser, vão voltar para a monotonia deste País.
Vou esperá-lo ao aeroporto.
Bj para todos.
Mãe Ana

Mafalda disse...

Que chatice não ha meio de haver novidades no blog. Que andam a fazer? Não sabem que há familias ansiosas? sera que se perderam? Vão voltar?
bjs de uma mae desesperada (que tb vai ao aeroporto)
:))

hills fm-onde a musica fala mais alto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
hills fm-onde a musica fala mais alto disse...

ola pedro e restantes indianos.vou ter saudades do seu blog ke teve espectacular ao longo deste mes.continuem se a divertir devido na segunda ja tarem ca.continue a por mais fotos e videos como aquele indiano a cantar o nosso hino.nao me canso de ver.ta espectacular, e so rir do inicio ate ao fim.abracos aos fabulous five indianos

Vera disse...

Olá a todos
Adoro sempre ler o vosso Blog. Aquele Alito Palito bêbado ou não deve ter sido giríssimo ouvi-lo a cantar o Hino Nacional. Eu fartei-me de rir!
Obrigada a quem teve a ideia de fazer este blog,porque para quem cá ficou ,foi essencial para podermos acompanhar a par e passo a vossa viagem.`
Claro que eu tb vou ao aeroporto. Só têm que dizer qual é o voo da volta.
Diogo, já deve ter saudades de uma cama limpinha e lavadinha sem coisas viscosas no fundo.
Beijinhos
Mãe

Ana disse...

Ola a todos.
já é a segunda vez q estou a tentar mandar isto porque me esqueci da pass da minha antiga conta e tive de recomeçar tudo de novo.
Estive a actualizar me com as vossas andanças e com os novos looks q com o estagio tinha pouco tempo livre. Agora já acabei e já voltei a estar de ferias.
Que inveja da vossa viagem, aventuras, risadas, comichoes, dores de barriga, nojos tudo.. imagino o quanto estão a adorar.
escrevam mais coisas antes de voltarem (já está quase...)
muitos beijinhos para todos

ps1 - moca fizeste me lembrar o meu pai sempre com os factos historicos muito presentes e a encontrar falhas na guia

ps2 - Dete ri me imenso com o post que fizeste

Ana

francisca castelo branco disse...

Olá aos cinco !
E já agora, eu (e o Pai calculo) também vamos ao Aeroporto !
Já agora, a que horas chegam ?
Espero que publiquem mais uns post que é por demais de divertido. E as monções, pelos vistos não vos afectaram nada !
Beijos
Mãe

mãe tomás disse...

Olá Tomás e aos outros "Indus"
O que é que se passa ? É preguiça ?
Todos os dias vou ao vosso blog na esperança de ter novidades, mas nada...
Tentem, ainda antes do vosso regresso escrever mais apontamentos dessa viagem inesquecível.
Espero que tenham muitas fotografias !
Estou ansiosa de ouvir viva voz o relato dos mais infimos pormenores.
Bj para todos
Mãe Ana