quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Varanasi

Depois da nota comica, introduzida pelo Bernardo no ultimo Post, voltemos a descricao da viagem!
O comboio alcancou Varanasi ao fim de 22 horas de viagem. A cidade e considerada a mais santa da India, e colocada nas margens do, famoso e sagrado, rio Ganges ( Ganga, no dialecto local), que e visto pelos indianos, seguidores da religiao hindu, com um respeito imenso, ao ponto de os turistas estarem determinantemente proibidos de tirar fotografias nos locais chave.

Para nosso infortunio, os dias que antecederam a nossa chegada a Varanasi foram de chuva torrencial, provocando inundacoes nas ruas e, pior que tudo, deixando submersos a maior parte dos Gath ( uma especie de escadas que ocupam as extremidades do rio). Posto isto, a principal atraccao da cidade ficou, em parte, por ver. A hipotesse de colocar uns oculos, um respirador e mergulhar Ganges a baixo, ficou colocada de parte quando o nosso bom amigo, Lonely Planet, nos informa que existem 1500000 de bacterias por 100 ml de agua.
No primeiro dia, depois do ritual pequeno-almoco no roof top do hostel, fomos dar uma volta pelas ruas da cidade, onde se encontram inumeras lojas de roupa, sedas, bijuteria, carteiras de senhora, oculos, etc. Para quem tem tempo, paciencia, espaco na mala e umas centenas de rupias, e um verdadeiro paraiso de compras! Ao fim da tarde, apos um ha muito ambicionado almoco no Mcdonalds, voltamos a repetir a experiencia de assistir a um filme de Bollywood no cinema do centro comercial. Mais uma vez, a linguagem usada era o Hindu, sem legendas em ingles, mas com um toque de imaginacao e sempre possivel seguir o enredo.

Na tarde de ontem, quando faziamos mais uma tentativa frustrada de visitar um Gath, fomos literalmente obrigados a receber uma massagem de rua! No post anterior podem ver a fotografia da minha pessoa encorralada entre dois " massagistas "......
Falando um pouco mais de Varanasi. Este e o local onde todos os hindus desejam morrer, a fim de, serem cremados, e as suas cinzas lancadas ao Ganges, com a esperanca de reencarnarem numa outra vida. Quando ontem visitamos um local de crematorio, ja com a imagem de varios cadavares enfeitados terem passado rente aos nossos, saudaveis e catolicos corpos, fomos advertidos, por um guia da especialidade, para a necessidade de doar-mos 100 rupias cada para a compra de lenha. Imagino que sabem qual o seu fim.

Hoje partimos do comboio na noite para o sul do pais, onde permaceremos umas horas em Bombaim e seguidamente Goa.

Uma das milhentas pilhas de lenha espalhadas pela cidade.


Manikarnika Ghat, a principal de Varanasi onde o fogo sagrado usado para a cremacao dos corpos arde ha 5000 anos.


Diogo a usufruir da caridade de uma crianca Indiana que lhe pagou um sorvete.



Nas ruas estreitas da Old City


Vista do roof top do nosso Hostel



Sentados numa das inumeras Gaths
Banhoca no Ganges

11 comentários:

Henrique disse...

Olá meninos, tenho seguido o blog com imensa inveja de não estar aí. A questão das 1500000etc. bactérias por litro de água são suficientes para ter uma provisão mais ao menos igual de Imodium. Só mesmo os Indianos é que podem tomar banho no Ganges. Cuidado com os gelados porque são feitos com água sem ser engarrafada, Olhem o Imodium.
Divirtam-se e vão dando notícias.
Bjs
Pai

Pipa MªLaurinda disse...

Só para mandar um beijinho e desejar uma continuação de boa viagem. Zé tás a ficar gordinho...
Beijinhos
Filipa

Vera disse...

Olá a todos,
Diogo,espero bem que os gelados não sejam feitos com a água do Ganges, senão nem o Imodium lhe vale.
Tenham cuidado! E lembrem-se das recomendações chatas que as mães (e pais) fizeram.
Bjs
Mãe

g disse...

Mekie rapaziada?

Só agora soube da existência deste blog, por isso só agora é que deixo o meu testemunho!
Já tive a ler para trás alguns dos posts e tenho alguma inveja confesso!
Agradeço a mensagem de parabéns! Divirtam-se por aí enquanto os que tão cá leem este e o do costa e gordo!

Grande abraço

g

francisca castelo branco disse...

Rapazes da India:

que tal a famosa viagem?

Espero que continue tudo a correr bem, pelas imagens(fora o aspecto de Crminosos) está tudo óptimo.

agora vai ser turismo de luxo em Goa.

abraços


Pedro (pai)

Avó Nan disse...

Olá,neto!A avó tem seguido toda a vossa viagem que parece estar a ser maravilhosa cuidado com as àguas.Continuação de boa viagem para todos . Beijinhos Avó Nan.

LM disse...

Grandes descrições que me tem dado sérios arrepios e deja vu's.

Em relação a Goa, uma boa zona para ficarem é entre Anjuna beach e Vagator, eu e o Stefano ficamos em Anjuna, que para além de ter muito bom ambiente, tem o free market (meca das compras) e arranjam-se quartos a meio minuto da praia por preços ridiculos (tem é que ser muito negociado). E a melhor noite (sempre trance) é o nine bar, espero que tambem tenham a sorte de apanhar a lua cheia.

Abraço

francisca castelo branco disse...

Olá Pedro e companheiros de estrada

Vim do Guincho e estive a falar com uma rapariga (filha da kika) que esteve na India e diz que ao pé de Goa há um sítio chamado HAMPI que é lindo e que vale a pena visitar.

Perguntou várias vezes se ainda não tiveram "problemas intestinais" (?) Disse-lhe que, como é assunto privado, não tem sido relatado no Blogue...

Beijos para todos e
Bonne route

Mãe

Antonio disse...

Está quase no fim, amanhã já é Setembro...O tempo passa mesmo rápido.

Tenho a certeza que viveram coisas muito diferentes de tudo o que se passa por aqui,coisas que são impossíveis de escrever no blog e contar qdo chegarem não vai fazer sentido nenhum...

Mas podem ter a certeza que a coisa mais importante é a ligação que vai ficar entre os 5.

Aproveitem cada minuto antes de chegarem a esta rotina infernal e extremamente entediante...

Eu tenho os meus últimos exames dia 5 e a seguir sigo para Madrid com mais 7 amigas para fazer tdo o que não fiz nestas últimas 3 semanas...

Moca e Queiroz só chego 2a à noite dia 8,espero ainda estar com vocês antes de irem fazer erasmus.

Um grande beijinho aos cinco :)

pim disse...

hello shantiboys
at last descobri o blog... estou cheia de saudades. great storytelling :)
quando chegam?
mts beijinhoss
queiroz obg pela msg adorei :)

mãe tomás disse...

Olá Tomás,
É verdadeiramente deliciosa a vossa descrição sobre Goa. "vaca no prato"???? mesmo sendo em Goa, não há dúvidas que os portuguese onde passam deixam a sua marca.
Aproveitem cada minuto dos últimos dias de viagem pela India.
Bj para todos
Mãe Ana