sábado, 23 de agosto de 2008

Amritsar - "O Santo " e " O Curioso "

Apos uma viagem de 18 horas de comboio entre Jaisalmer e Delhi, e em seguida para Amritsar( nao se deseja nem ao Pinto da Costa, ver fotografias em baixo), depois da escala na capital indiana, tivemos contacto com um mundo completamente diferente: viagem de 5 horas em primeira classe, com destino a Amritsar. A carruagem era um verdadeiro luxo asiatico, assentos confortaveis, ar condicionado, vizinhos que deveriam ter aquele estranho habito de tomar banho todos os dias e, para nossa grande surpresa e alegria, a refeicao foi uma jornada continua por pelo menos 3h 30! Tivemos direito a: aperitivos, entrada, prato principal e sobremesa!
Voltando atras, durante a interminavel viajem ate Delhi, conhecemos um jovem indiano de 21 anos, formado em engenharia electrotecnica, a que todos condordamos de chamar " O Santo ". Ao rapaz so lhe faltavam as asas brancas, fechava a janela do compartimento quando esta era invadida por pequenas, mas dolorosas, tempestades de areia, dado que parte da linha de comboio tomava parte no deserto, dava-nos conselhos sobre a melhor maneira de lidar com o povo da India, pagou-nos o jantar, durante uma escala de aproximadamente 1 hora que fizemos em Jodhpur, e mais um numero infindavel de coisas, que eu, honestamente, nao era pessoa para fazer a um qualquer estrangeiro que encontrasse na minha patria. No fim houve ate uma troca de galhardetes entre o Bernardo e Sourav (O Santo), onde foi trocada uma camisola de Portugal por um colar tipico Indiano.
Dentro do comboio que nos trouxe ate a Amritsar, em tudo semelhante ao " Expresso do Oriente" ( passe o exagero, mas ao fim de 3 semanas de renuncia a riqueza, e legitimo empolar um pouco os aspectos mais requintados), um Sikh( religiao muito presente na cidade onde nos encontramos) a que optamos de apelidar de " O Curioso ", fez-nos todas as perguntas do mundo, sem o menor tipo de pudor ou vergonha, tal como: " Como e que voces os 5 podem pagar uma viagem com esta? ", " Os vossos pais sao ricos? ", " Quais sao, para voces, os aspectos mais negativos da India? ", estas foram, sem duvida, as 3 questoes mais incomodativas, em que tentamos, por todos os meios, dar a volta.....
Centrando-me em Amritsar, a terra do Sikhismo, a cidade e parecida com as grandes e populosas que temos conhecido, no entanto, as pessoas sao bastante diferente, pelo menos, em termos de estactura. Os Sikhs sao muito mais altos e encorpados que a maioria dos indianos, todos usam longas barbas, a cabeca tem obrigatoriamente que estar coberta por um turbante, e a maneira de os distinguir do Hindus e Muculmanos.
No primeiro dia demos uma pequena volta pela cidade, que e centrada pelo famoso GOLDEN TEMPLE, um local de culto para os Sikhs. Ao fim da tarde tomamos um taxi para ir ver uma das mais famosas atraccoes turisticas da regiao, a cerimonia de encerramente da fronteira com o Paquistao. O evento e diario, com uma numerosa assistencia e muito pitoresco! Nunca tinha estado tao perto de uma pais, considerado, hostil, mas tudo correu pelo melhor, com mais sorte que a malograda Benazir Butto.
No dia de hoje, umas horas antes da publicacao deste Post, visitamos o GOLDEN TEMPLE, numa manha de monsao( como poderao visionar na foto-reporagem). O templo e revestido por cerca de 100 kg de ouro, data do seculo XVI, e o interior e deveras impressionante!
Em seguida partimos num comboio de 22 horas, em Sleeper Class AC, com destino a Varanasi.

Uma amostra de um comboio indiano...




Cerimonia da fronteira, do outro lado a 'torcida' Paquistanesa.




A 'torcida' Indiana, naturalmente em superioridade numerica...




Connosco no jipe ate a fronteira, Nani!



Vestidos a rigor para visitar o 'Vaticano' dos Sikhs.


O Golden Temple

Uns amigos Indianos que fizemos enquanto esperavamos que a chuva parasse



Uma amostra das moncoes. De referir que temos tido imensa sorte, pois este foi apenas o terceiro dia de chuva que apanhamos.

9 comentários:

mm disse...

Bom dia a todos!
Rico texto e ricas imagens!
Ainda bem que foram em primeira, não gostei mesmo nada da foto do combóio; classe única?
A monção por cá é só vento.Só não está na Índia quem não pode.
Zé: se eu pudesse mandava o Pon que deve ter imensas saudades das suas meias; as do Leonid são uma aproximação bera.
Bjs para todos! Parabéns aos autores e aos que o inspiram.
Para nossa alegria evitem os desertos.

Mafalda disse...

Queridos magníficos
Não há palavras....é uma delícia "ler-vos"
bjs mãe do bernardo

Vera disse...

Olá a todos
Fiquei radiante por já haver mais notícias.
Realmente a vossa viagem não pode ser mais variada - um dia é deserto e no outro chove a cantaros.
A única coisa em comum a todos os sítios são os milhões de pessoas.
Bjs
Mãe do Diogo

Ana Abreu Lima disse...

Olá a Todos!

Acabada de chegar de Resende (é quase Índia) fiquei parva com tanta notícia e foto. Muitos parabéns e continuem a mimar-nos.

O Zé tá quase a virar filho do deserto! Só lhe falta deixar crescer o bigode. E os outros também....

Beijinhos grandes. Mãe Ana

CA disse...

Meu querido Tomás!
Fiquei encantada com tamanhas aventuras pela terra da nossa colega Vyernu!
Não deixes que te troquem por camelos pff!!!
Um grande beijo
Catarina

Henrique disse...

Boa noite viajantes,
Achei optima a vossa descrição da viagem de comboio, mas a fotografia que mandaram não é de certeza do comboio parecido com o Orient Express!
Ainda bem que têm encontrado indianos simpáticos por todo o lado.
Tenho seguido com o maior interesse a vossa viagem que deve estar a ser espectacular. Diferente de todas as outras que já fizeram.
Continuem a publicar fotografias pois até à data têm sido fantáticas.
Beijos e abraços.
Pai

Maria João disse...

Olá Maia, Queiroz et al. Estou roída de inveja! Ainda por cima já saíram das terras dos marajás e ainda continuam nutridos e lindoos!

Aconselho vivamente um mergulho nas águas do mui sagrado e límpido Ganges em Varanasi.Aproveitam e trazem-me um membrozito degarrado de qualquer leproso que flutuar ao vosso lado!

Se tiverem tempo em Bombaim, informem-se sobre a antiga fortaleza/ cidade portuguesa, das ordens religiosas do sec. XVI, Bassain. Hoje invadida por uma selva luxuriante. A alguns kms de Bombaim, em estradas que vocês já perceberam, mas mexe connosco!

BJs da Tia João

Lourenço Jardim disse...

tou a adorar o que leio, todos os dias novas aventuras, e grandes experiencias, e o melhor de tudo é ser uma viagem em "lowcost".
Um resto de uma grande e boa viagem.

Abraços beni diverte te cumprimentos e saudades da familia

P.S. ja passei no codigo

Lourençe Jardim

piló disse...

Queridos caviados

A sugestão do Peter para Goa é conseguirem um hotel com a RTP Internacional (o que deverá significar uma mão cheia de estrelas). A alternativa é dirigirem-se ao núcleo do Sporting que fica do lado esquerdo de quem está voltado para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Divirtam-se.Beijinhos.
Piló